sábado, 13 de fevereiro de 2010


ESPINAFRE...

Porquê comer espinafres?

É bastante rico em vitaminas A e C, clorofila, tiamina e riboflavina.

Contém quercitina, vitamina K, magnésio e manganésio.

Boa fonte de luteína.
Ricos em cálcio, fósforo e enxofre.
A presença da secretina no espinafre, que combinada com uma substância, a saponina (elemento de características semelhantes às do sabão), exerce um efeito de aceleração e aumento da secreção no fígado, na vesícula biliar, no pâncreas, estômago e intestinos.
O espinafre é também uma boa fonte de luteína, um tipo de carotenóide altamente eficaz na prevenção de cancro do cólon, uma das causas de morte mais comuns em Portugal. (A luteína não se encontra em suplementos, mas apenas em frutas e vegetais frescos).
O efeito curativo do espinafre, em folhas ou em sumo, já foi demonstrado no tratamento de diabetes, acne, desmineralização óssea, hipertensão, anemias (sobretudo nas chamadas hipocrónicas), eczemas cutâneos crónicos, insuficiência funcional das glândulas digestivas (fígado, pâncreas), avitaminoses, assim como em hemorragias internas ocultas ou declaradas.
Uma alimentação abundante em espinafres, sempre que não se consumam muitos alimentos de grande produção de ácidos, (tais como carne, ovos, avelãs e semelhantes), tende também a produzir uma reacção alcalina da urina, que é a que se procura nas doenças para a desintoxicação, evacuação e expulsão de sal.
Desempenha igualmente um papel importante nas doenças gástricas da amamentação e da primeira infância.
O seu conteúdo em ácido fólico ajuda a prevenir problemas de desenvolvimento do feto, tais como a espinha bífida.
Fonte vegetariana de proteína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!!Ele sempre me fortalece!!Beijosss...